Venha Fazer Parte da Familia Coopcorreios!
Cooperar significa unir forças para alcançar propósitos maiores. Essa é a ideia central do cooperativismo. O modelo baseia-se no esforço e no benefício comuns, podendo ser considerado como uma alternativa mais democrática, humanitária e sustentável.
Cooperando, certamente é possível ganhar mais força, mais escala e mais apoio para a realização de objetivos comuns entre os cooperados. Além disso, há outras vantagens em associar-se a uma cooperativa. Confira:
1 – Você é um dos donos do negócio
Em uma cooperativa, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Você participa de todas das decisões, da política operacional à precificação. A gestão é democrática e transparente.
Qualquer pessoa interessada em utilizar seus serviços pode ingressar numa cooperativa, desde que o faça de forma livre e espontânea, e esteja disposta a aceitar as responsabilidades da sociedade.
Como associado da cooperativa, o cooperado pode participar de sua gestão, sugerindo, opinando, denunciando falhas, propondo soluções e defendendo suas ideias.
2 – Todos têm o mesmo poder de voto
Cooperativas são geridas democraticamente por todos os seus associados. Todos os associados têm igual direito de voto em uma cooperativa (um sócio = um voto).
O poder de decisão não está vinculado a posses nem a ações. É igualitário, entre todos. Todos podem acompanhar as políticas e a evolução da instituição, participando de todas das decisões.
3 – Taxas menores, vantagens maiores
Enquanto o capitalismo busca o lucro individual, o cooperativismo busca vantagens comuns para todo o grupo. Alguns exemplos:
– Em uma cooperativa de crédito, os associados têm acesso a taxas bem menores (comparadas a bancos comuns) e ainda podem receber sobras anuais.
– Em uma cooperativa de produção, a vantagem é o ganho de escala, que propicia melhores negociações.
– Em uma cooperativa de consumo, a vantagem vem em forma de descontos na compra de produtos de boa qualidade para todos.
– Em uma cooperativa de trabalho, a vantagem pode ser, por exemplo, a conquista de um espaço de co-working para todos os cooperados. E assim por diante.
4 – Você recebe uma parte dos resultados
Como uma cooperativa não visa lucros, quando há sobras, elas são repartidas entre todos os associados, conforme a participação de cada um nas atividades da instituição.
Em uma cooperativa financeira, por exemplo, mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, caso a instituição arrecade mais do que precisou para cobrir seus custos, ao final do ano, as sobras não reinvestidas são distribuídas a todos os associados, conforme suas respectivas participações.
5 – A comunidade também sai ganhando
De acordo com o princípio do Interesse Pela Comunidade (um dos 7 princípios do cooperativismo), as cooperativas têm um compromisso com o desenvolvimento de sua região; devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local, desenvolvendo soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento da comunidade onde estão instaladas.
As cooperativas de crédito, por exemplo, retêm os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade). Assim, favorecem a democratização do crédito e a desconcentração de renda, promovendo uma verdadeira irrigação da economia local e beneficiando a comunidade.
Quais são os benefícios?
A cooperativa conta com uma ampla rede de convênios, oferecendo aos seus associados oportunidades diferenciadas de produtos e serviços. Veja nossa lista atualizada de convênios no link Convênios.
Os serviços da cooperativa vêm ao longo de sua existência atendendo a milhares de associados, hoje contamos com aproximadamente 7.000 associados. Criada como uma cooperativa de crédito, a CoopCorreios aplica-se principalmente ao desenvolvimento de linhas de crédito aos associados à juros abaixo dos praticados no mercado e aplicação financeira (APF) com rentabilidade superior ao índice de correção da poupança. Conheça mais sobre as nossas linhas de crédito no link Empréstimos e sobre nossa aplicação financeira no link APF.
Mas não é só isso, contamos ainda com uma linda sede campestre em Guapimirim, onde o associados pode desfrutar de momentos de lazer e alegria com seus dependentes e amigos. Saiba mais em Área de Lazer.
Nosso lema é: O associado sempre em primeiro lugar!
Quais são os meus direitos e os meus deveres como associado da CoopCorreios?
Por se tratar de uma cooperativa, os associados da CoopCorreios gozam de direitos e deveres.
A cooperativa é regulamentada pelo seu estatuto social, onde o associado pode encontrar todas as informações acerca de seus direito e deveres. Leia o estatuto em versão pdf.
Com quanto devo contribuir?
Em uma cooperativa o associado não paga, ele contribui. São duas as taxas aplicadas, são elas: o capital social e a taxa de manutenção da sede campestre.
O capital social corresponde a 1,5% do salário base do associado e é descontado mensalmente diretamente no contracheque. Este capital é aplicado, mas continua disponível ao associado caso o mesmo deseje recebê-lo ao desligar-se da cooperativa. A devolução do capital é realizada mediante a solicitação por escrito do associado e obedecendo ao estatuto social da cooperativa.
A taxa de manutenção da sede campestre é fixa e descontada através do contracheque do associado. Esta contribuição mensal garante o funcionamento do sítio, bem como, permiti ao associado desfrutar da área de lazer ao longo do mês acompanhado de seus dependentes cadastrados em nosso sistema. A taxa de contribuição da sede campestre não é devolvida ao associado.
Como solicito a minha adesão?
Para solicitar a adesão, o solicitante deve ser funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e estar lotado na DR Rio de Janeiro ou na DR Espírito Santo.
Solicite já a sua adesão, preencha o formulário de adesão e o envie para a cooperativa.